Sobre a formação em Dança-Movimento Terapia

O CEFID oferece em São Paulo, um programa de formação não acadêmica em DançaMovimentoTerapia (Dançaterapia), curso de caráter teórico-vivencial, coordenado por uma equipe pedagógica responsável (nacional e internacional).

Este programa segue respeitosamente os modelos éticos de diversas escolas européias e americanas e das diferentes associações de DMT no mundo (EUA – ADTA, Espanha – ADMTE, Alemanha – BTD, Reino Unido – ADMT UK, Grécia – GADT, Itália – APID, Dinamarca – DDMTA, Argentina – AADT e União Européia de Dança Terapia – EADMT).

A dançaterapia no CEFID é estudada e vivenciada a partir de um enfoque holístico no qual não há a separação entre corpo, mente e emoções.

São englobados tanto os estudos da visão Oriental e Humanista do ser humano e do processo terapêutico, como as técnicas e concepções ocidentais, de forma que os dois enfoques aproximam-se e se complementam.

A DMT, por tratar-se de um instrumento terapêutico interdisciplinar, abrange estudos de diversas disciplinas convergentes, como música, musicoterapia, arteterapia, cinesiologia, anatomia ocidental e oriental, entre outros.

O elemento essencial da formação é o desenvolvimento artístico do dançaterapeuta no âmbito de um setting terapêutico com características orientais/ocidentais. Isso permite conjugar a figura do terapeuta com a criatividade do artista. Dessa forma, floresce um tipo de conhecimento que chamamos de “sensibilidade artística de uma lógica sintética” (Kaptchuk).

Visa-se, assim, formar profissionais com ampla visão do processo terapêutico, aptos a atuar em diversos segmentos e a trabalhar em conjunto com os demais profissionais da área terapêutica, educativa, artística e holística.

Certificação

Ao final do segundo ano (680 horas), o aluno receberá um certificado de conclusão do 1° nível e será intitulado como Facilitador de Dançaterapia. A partir daí, poderá aplicar a metodologia em grupos simples e no programa “crescer com a dança” nas escolas.

Ao término do terceiro ano de estudos, o aluno receberá o certificado final de Dançaterapeuta. Este certificado somente será emitido após o aluno ter cumprido todos os requisitos exigidos por este centro, que segue as normas e padrões de formação estabelecidos pelas diversas associações de DançaMovimentoTerapia na Europa e EUA. Dessa forma, assegura-se a excelência na formação dos profissionais, para que estejam aptos a atuarem no mercado de trabalho com competência, ética e responsabilidade.

Objetivo

  • Formar profissionais de Dança Movimento Terapia, com conteúdo teórico e vivencial que os capacite no uso terapêutico do movimento expressivo, a atuarem em diversos segmentos e em conjunto com demais profissionais da área terapêutica, educativa, artística e holística.
  • Preparar profissionais capazes de ter consciência de seus atos e de observar e refletir sobre sua própria condução, tendo como referência, um modelo teórico que permita enquadrar e compreender os diferentes acontecimentos durante as vivências individuais ou grupais.
  • Fornecer a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos e técnicas dos diversos métodos de dançaterapia. Bem como o desenvolvimento de sua paciência, intuição, empatia e a habilidade de empregar e recriar os diferentes estímulos aprendidos de acordo com a necessidade do grupo atendido.
  • Fornecer ferramentas a profissionais já formados: pedagogos, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, educadores, profissionais da dança, a qualquer pessoa que trabalhe ou queira trabalhar usando o corpo como meio. 
  • Oferecer um espaço de autoconhecimento e crescimento através do corpo.

Metodologia

O treinamento inclui o domínio cinésico-sensorial-perceptivo-cognitivo, através da aprendizagem experiencial, o processamento de grupo e a revisão teórica que sustenta as abordagens em DMT.

O curso de formação ocorre por meio de trabalho pessoal e grupal, com aulas que conjugam estudos teóricos e vivenciais de dança e movimento.

O programa entende a condição de aprendizagem como um processo de “treinamento, formação e transformação pessoal”. Por esta razão o CEFID foca o trabalho em 3 fases: o conhecimento de si mesmo; a interação e movimento partilhado e o aprofundamento dos diversos métodos da dançaterapia e seus modos de abordagem de acordo com as necessidades do público alvo em que trabalharão.

Duração

O curso ocorre na cidade de São Paulo e tem duração de 1.200 horas que serão distribuídas em três anos.
Esta carga horária compreende: módulos vivenciais e didáticos, treinamentos, estágios, grupos de estudo e supervisões previstos no programa.

Frequência

Como o curso é composto por módulos temáticos, a pessoa interessada na formação poderá iniciar a qualquer momento. Ou seja, não há a necessidade de começar a formação no início do ano, pois ao longo do curso o aluno poderá repor o módulo em que não participou.
O CEFID oferece duas modalidades de formação: Regular e Intensiva

Programa Regular

Duração de 3 anos, sendo que haverá 10 encontros:

  • 9 finais de semana por ano: Um encontro por mês (sábado e domingo com 16 horas de duração).
  • 1 encontro intensivo de 4 dias, com carga horária de 40 horas (sempre no mês de julho).

Programa Intensivo

(Para residentes de outras cidades do Brasil e do exterior do país)

Duração de 3 anos:

  • 3 encontros intensivos por ano (8 dias de duração cada encontro), com carga horária de 72 horas no total.
  • Sessões individuais de DMT e reuniões de orientação.

Os módulos acontecerão de forma alternada, sendo um mês de módulo vivencial ministrado pela Mestra Dançaterapeuta Elena Cerruto, e o seguinte de módulo didático vivencial ministrado por uma equipe de profissionais competentes (nacionais e internacionais) muito bem conceituados nas áreas e disciplinas condizentes ao curso de formação em DMT.

Percurso de formação: Estrutura e conteúdo

Percurso da formação
O programa entende a condição de aprendizagem como um processo de “treinamento, formação e transformação pessoal”. Por esta razão o CEFID foca o trabalho em 3 fases: o conhecimento de si mesmo; a interação e movimento partilhado e o aprofundamento dos diversos métodos da dançaterapia e seus modos de abordagem de acordo com as necessidades do público alvo em que trabalharão.

O ensino no CEFID – DMT utiliza-se de três modalidades de aprendizado:

A) Trabalho vivencial: possibilita o aprendizado através do sentir corporal, energético e emocional. Essa abordagem permite aos alunos a construção de uma segurança interna para sentirem-se mais justos nos seus gestos e intervenções futuras diante dos seus clientes. Um trabalho de supervisão será desenvolvido durante os workshops a fim de afinar a compreensão do processo terapêutico, colocando em interação a teoria e a prática do aprendizado.

B) Trabalho didático: o conhecimento teórico é transmitido por módulos didáticos, textos, apostilas e bibliografias que deverão ser estudados. Os formadores, frequentemente, utilizam ao mesmo tempo o trabalho vivencial didaticamente, conectando o saber teórico à experiência vivida.

C) Trabalhos práticos: ao longo do curso, os alunos aplicarão a dançaterapia dentro do próprio grupo de formação, como uma forma de estudo e prática. Esse trabalho sempre ocorrerá sob supervisão de um profissional da DMT.

* Todos os trabalhos são distribuídos dentro de módulos ministrados pelos diversos profissionais nacionais e internacionais do CEFID. 

Duração e carga horária

O curso ocorre na cidade de São Paulo – Brasil e tem duração de três anos – independente da modalidade escolhida.

Carga horária de 1.200 horas, distribuídas em módulos vivenciais e didáticos, treinamentos, estágios, grupos de estudo e supervisões, previstos no programa. 

Frequência
Como o curso é composto por módulos, a pessoa interessada na formação poderá iniciar em 2 momentos: no início e no meio do ano.
* Informe-se sobre possibilidades de outras datas.
A frequência de aulas presenciais está organizada de acordo com as modalidades oferecidas na escola.

O CEFID oferece duas modalidades de formação: Regular e Intensiva

Programa Regular
Duração de 03 anos:
– 10 encontros por ano, com freqüência quinzenal – carga horária de 24 horas por mês – Poderá ter um modulo intensivo de 4 dias por ano ou 2 laboratoriais.

Programa Intendivo

* Modalidade desenhada exclusivamente para residentes de outras cidades do Brasil (fora de São Paulo) e do exterior do país.
Duração de 03 anos:
– 3 encontros por ano, de 8 dias cada um (carga horária de 64 horas por encontro).

Em ambos os casos haverá sessões individuais e reuniões de orientação a partir do segundo ano.
Os módulos serão ministrados por uma equipe de profissionais (nacionais e internacionais) conceituados nas áreas e disciplinas condizentes ao curso de formação em DMT.

Workshops Introdutórios

com
Judith Esperanza

São Paulo – 20 de Fevereiro
Sábado das 9h às 18:30h

Programa de Formação Mensal - SP

Todos os encontros acontecerão das 9h às 18h30 com pausa para o almoço e cofee break.

Percurso de Formação Regular

MARÇO:
05 e 06
12 e 13

Módulo Teórico/ Experiencial
Workshop DMT

ABRIL:
02 e 03
16


Módulo Teórico/ Supervisão – On-line
Módulo Teórico/ Experiencial

MAIO:
07
14 e 15

Módulo Teórico/ Supervisão – On-line
Workshop DMT

JUNHO:
04
11 e 12

Módulo Teórico/ Supervisão – On-line
Módulo Teórico/ Experiencial

JULHO:
02
16 e 17

Módulo Teórico/ Supervisão – On-line
Módulo Teórico/ Experiencial

AGOSTO:
30 e 31/07  
06 e 07

Módulo Teórico/ Experiencial
Workshop DMT

SETEMBRO:
03
17 e 18

Módulo Teórico/ Supervisão – On-line
Workshop DMT

OUTUBRO:
08
22 e 23

Módulo Teórico/ Supervisão – On-line
Módulo Teórico/ Experiencial

NOVEMBRO:
05 e 06
12 e 13

Módulo Teórico/ Experiencial
Workshop DMT

DEZEMBRO:
03

Supervisão – On-line
Avaliações dos trabalhos

Programa Quadrimestral

Todos os encontros acontecerão das 9h às 18h30 com pausa para o almoço e cofee break.

Percurso de Formação Intensiva

MARÇO  -  8 dias
05, 06, 07, 08, 09,
10, 11, 12 e 13

Módulos Teóricos/ Experienciais e Workshop DMT
Carga horária de 64 horas
Workshop DMT

GOSTO  -  8 dias
30, 31/07, 01, 02, 03
04, 05, 06 e 07

Módulos Teóricos/ Experienciais e Workshop DMT
Carga horária de 64 horas

NOVEMBRO  -  8 dias
05, 06, 07, 08, 09
10, 11, 12 e 13

Módulos Teóricos/ Experienciais e Workshop DMT
Carga horária de 64 horas

* Esta modalidade foi desenhada preferencialmente para residentes de outras cidades do Brasil (fora de São Paulo) e do exterior do país.

CEFID- DMT sempre inovando!

Para levar uma Dançaterapia para todos.

Aplicabilidade - Campos de atuação

A Dançaterapia tem sido vastamente utilizada na Europa, nas áreas da saúde e educação. O mercado europeu já conta com Associações Internacionais e profissionais de altíssimo gabarito em atuação. O mesmo pode-se dizer do mercado norte-americano.

No Brasil, a Dançaterapia é uma profissão em ascensão e se apresenta como um novo mercado de trabalho a ser explorado e expandido.

Em função da flexibilidade da metodologia e de sua proposta de trabalho, as possibilidades de aplicação da Dançaterapia são bastante amplas. Assim os profissionais da DMT podem trabalhar com uma variedade de clientes e populações com necessidades diversas, em âmbitos diferentes, em momentos vitais múltiplos.

A título de exemplo e orientação, mencionaremos a seguir alguns lugares onde é possível aplicar a Dançaterapia:

  • Colégios, creches e demais espaços onde há atividades para crianças e adolescentes.
  • Faculdades, escolas de dança.
  • Hospitais gerais, hospitais psiquiátricos, complexos hospitalares, centros de reabilitação e recuperação, centros de tratamento psicológico e psiquiátrico e associações que auxiliam aos portadores de necessidades especiais, em asilos, casas de recuperação, etc. sempre “aliada” em tratamentos de diversas patologias. Sendo assim, as atividades são dirigidas às pessoas portadoras de necessidades especiais, físicas ou mentais (cadeirantes, deficiências dos membros inferiores e/ou superiores, cegos, surdos, mudos, autistas, Síndrome de Down, pessoas com transtornos de alimentação, neuroses, etc.).
  • Centros de reclusão (prisões, penitenciárias, etc.).
  • Ambientes corporativos, como instituições, organizações e empresas de diversos segmentos de atuação organizacional, tendo como públicos-alvo empregados, prestadores de serviço e demais colaboradores.
  • Centros de promoção da saúde e qualidade de vida, espaços holísticos, com pessoas de qualquer idade (inclusive idosos).

Publico alvo

Profissionais e estudantes das áreas de saúde, artes, comunicação, educação e esportes: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores, terapeutas ocupacionais, terapeutas, musicoterapeutas, artistas, arte-terapeutas, educadores físicos, docentes que trabalham com pessoas com necessidades especiais físicas, psíquicas, visuais, auditivas e síndrome de down. Também para profissionais de recursos humanos e professores de dança.

Pessoas interessadas em conhecer uma ferramenta de trabalho corporal e que desejem melhorar sua capacidade criativa, expressiva e comunicativa do movimento por meio da dança. Pessoas interessadas em realizar um trabalho de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Pré requisitos

Antes de começar a formação em DMT, pede-se a participação em um primeiro módulo vivencial (workshop), ou a participação semanal de encontros vivenciais terapêuticos – como uma forma de introdução e sensibilização à dançaterapia-DMT.

Enviar currículo, e realizar uma entrevista preliminar.

* Os workshops vivenciais são abertos a todos. Porém, a participação no workshop não torna o participante apto a atuar como um profissional da Dançaterapia, pois isto requer uma carga horária diferenciada e um profundo estudo metodológico.

Inscrições

Preencha o formulário abaixo para solicitar informações adicionais.
Você também pode solicitar a ficha de inscrição para os workshops e/ou para a Formação em Dançaterapia – DMT.

Preferindo, ligue para: CEFID – DMT Tel.: (11) 3361.2329 / 9729.7429
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