O CEFID oferece em São Paulo um programa de formação não acadêmica de caráter teórico-vivencial e está baseado na Metodologia da renomada bailarina e mestra dançaterapeuta italiana Elena Cerruto, coordenadora pedagógica responsável por este curso de Formação em DançaMovimentoTerapia.

A dançaterapia de Elena Cerruto é estudada e vivenciada desde um enfoque holístico onde não se vê a separação entre corpo, mente e emoções.

São englobados tanto estudos da visão Oriental e Humanista do ser humano e do processo terapêutico, bem como técnicas e concepções ocidentais, de forma que os dois enfoques se aproximem e se complementem.

A DMT por tratar-se de um instrumento terapêutico interdisciplinar, abrange estudos de diversas disciplinas convergentes, como musicoterapia, arteterapia, o método feldenkrais de autoconsciência pelo movimento, anatomia ocidental e oriental, shiatsu, etc.

O elemento essencial desta formação è o desenvolvimento artístico do dançaterapeuta no âmbito de um setting terapêutico com características orientais. Isto permite conjugar a figura do terapeuta com a criatividade do artista. De aqui nasce um tipo de conhecimento que chamamos: sensibilidade artística de uma lógica sintética (Kaptchuk).

Visa-se assim, formar profissionais com ampla visão do processo terapêutico e aptos a atuarem em diversos segmentos e a trabalharem em conjunto com os demais profissionais da área terapêutica, educativa, artística e holística.




Ao final do segundo ano (680 horas) o aluno receberá um certificado de conclusão do 1° nível e será intitulado como Facilitador de Dançaterapia; tempo em que poderá estar aplicando a metodologia em grupos simples e no programa "crescer com a dança" nas escolas.

Ao término do terceiro ano de estudos o aluno receberá o certificado final de Dançaterapeuta. Este certificado somente será emitido após o aluno ter cumprido todos os requisitos exigidos por este centro, que segue as normas e padrões de formação estabelecidos pelas diversas associações de DançaMovimentoTerapia européias, por exemplo a APID (Associação dos Profissionais Italianos de DançaMovimentoTerapia). Desta forma assegura-se a excelência na formação dos profissionais, de forma que estejam aptos a atuarem no mercado de trabalho com competência, ética e responsabilidade.