Percurso da formação
O programa entende a condição de aprendizagem como um processo de “treinamento, formação e transformação pessoal”. Por esta razão o CEFID foca o trabalho em 3 fases: o conhecimento de si mesmo; a interação e movimento partilhado e o aprofundamento dos diversos métodos da dançaterapia e seus modos de abordagem de acordo as necessidades do publico alvo em que trabalharão.

O ensino no CEFID - DMT utiliza-se de três modalidades de aprendizado:

A) Trabalho vivencial: possibilita o aprendizado através do sentir corporal, energético e emocional. Essa abordagem permite aos alunos a construção de uma segurança interna para sentirem-se mais justos nos seus gestos e intervenções futuras diante dos seus clientes. Um trabalho de supervisão será desenvolvido durante os workshops a fim de afinar a compreensão do processo terapêutico, colocando em interação a teoria e a prática do aprendizado.

B) Trabalho didático:
 o conhecimento teórico é transmitido por módulos didáticos, textos, apostilas e bibliografias que deverão ser estudados. Os formadores, frequentemente, utilizam ao mesmo tempo o trabalho vivencial didaticamente, conectando o saber teórico à experiência vivida.

C) Trabalhos práticos: ao longo do curso, os alunos aplicarão a dançaterapia dentro do próprio grupo de formação, como uma forma de estudo e prática. Esse trabalho sempre ocorrerá sob supervisão de um profissional da DMT.

* Todos os trabalhos são distribuídos dentro de módulos ministrados pelos diversos profissionais nacionais e internacionais do CEFID. 

Duração e carga horária

O curso ocorre na cidade de São Paulo - Brasil e tem duração de três anos - independente da modalidade escolhida.

Carga Horária de 1.200 horas, distribuídas em módulos vivenciais e didáticos, treinamentos, estágios, grupos de estudo e supervisões, previstos no programa. 


Como o curso é composto por módulos, a pessoa interessada na formação poderá iniciar em 2 momentos: no inicio e no meio do ano.

* Informe-se sobre possibilidades de outras datas.

A freqüência de aulas presenciais esta organizada de acordo as modalidades oferecidas na escola.

O CEFID oferece duas modalidades de formação: Regular e Intensiva

Duração de 03 anos:
- 10 encontros por ano, com freqüência quinzenal - carga horária de 24 horas por mês – Poderá ter um modulo intensivo de 4 dias por ano ou 2 laboratoriais.


* Modalidade desenhada exclusivamente para residentes de outras cidades do Brasil (fora de São Paulo) e do exterior do país.

Duração de 03 anos:
- 3 encontros por ano, de 8 dias cada um (carga horária de 64 horas por encontro).

Em ambos os casos haverá sessões individuais e reuniões de orientação a partir do segundo ano.

Os módulos serão ministrados por uma equipe de profissionais (nacionais e internacionais) conceituados nas áreas e disciplinas condizentes ao curso de formação em DMT.