A RITMO DE CUORE LA DANZA TERAPEUTICA
(Ao ritmo do coração - a Dança Terapêutica)

ELENA Cerruto - Editora Xenia (Itália)
Em breve: edição brasileira pela editora Phorte.

A autora nos apresenta este maravilhoso trabalho fundamentado no conceito de unidade psico-corpo. Longe do estilo coreográfico ou competitivo, a dança terapêutica se apresenta como momento de concentração intensa, prece corpórea, gestualidade meditativa... Descoberta de uma nova linguagem expressiva em um nível de estabelecer uma comunicação "de coração a coração" que leva a novos estados de sabedoria. A arte do movimento, que ensina a recuperar um equilíbrio intimo.

Somente em tempos modernos a ciência ocidental descobriu a visão do homem como a totalidade "psicossomática". Deste novo horizonte é que nasce a idéia da dança terapêutica, graças ao encontro entre as conquistas da dança ocidental e a prática da meditação oriental centrada na recuperação do sentido do silencio e da harmonia interior.
   
   
DANÇATERAPIA

Maria Fux - Editora Summus

María Fux é bailarina, coreógrafa e professora com uma brilhante trajetória profissional. Relata neste livro a sua experiência de mais de 30 anos com o ensino da dança para crianças, adolescentes e adultos afetados pela surdez e outras deficiências sensoriais e motoras. Sua experiência neste trabalho possibilitou o desenvolvimento de várias técnicas que são fruto da intuição, paciência, perseverança e, acima de tudo, empatia. O livro mostra todas as possibilidades de seu trabalho e como, através do movimento, podemos recuperar o equilíbrio e a alegria de viver.
   
   
FORMAÇÃO EM DANÇATERAPIA

Maria Fux - Editora Summus

Neste livro autobiográfico a autora amplia os aspectos e conceitos que regem a dançaterapia. É apresentada uma série de vivências pessoais que permitem compreender como ela descobriu seu corpo, enriqueceu seu movimento e desenvolveu sua criatividade. Relata também suas experiências no ensino e utiliza-as como linha-mestra para definir o processo de formação do dançaterapeuta, caminho em que foi pioneira na Argentina.
   
   
DANÇA, EXPERIENCIA DE VIDA

Maria Fux - Editora Summus


A autora condensa neste livro autobiográfico sua experiência de mais de 30 anos como coreógrafa e bailarina e, sobretudo, como educadora que transmite sua linguagem artística. O livro mostra como podemos nos expressar através do corpo como meio de comunicação a serviço da educação, mesmo quando há problemas de deficiência física ou limitação pela idade.
   
   
DEPOIS DA QUEDA... DA NÇATERAPIA!

Maria Fux - Editora Summus

Neste livro, Maria sentiu a necessidade de transmitir a experiência de sua recente queda, e conseqüente fratura da patela, para explicar ao leitor como as partes sadias do corpo - assim como no trabalho com deficientes - são as que determinam a reconstrução corporal integral. Num estilo informal e espontâneo, Maria organiza recordações e experiências, tentando transmitir ao leitor suas pautas para o exercício de uma pedagogia artística, artesanal, que se apóia na música e no poder da palavra. Ler María Fux e acompanhá-la em seus relatos e processos de vida resulta em uma experiência particularmente mobilizante para o leitor.
   
   
HISTORIA DA DANCA NO OCIDENTE

Paul Bourcier - Editora Martins Fontes


Paul Bourcier, professor de história da dança na Universidade de Paris, mostra nesta obra a evolução da arte da dança desde as primeiras manifestações de que se tem notícia, há mais de quinze mil anos, até a nossa época , com base em documentação rigorosamente controlada.
   
   
MINHA VIDA - ISADORA DUNCAN

Autobiografia - Editora José Olimpio


Biografia desta fascinante mulher, nascida no dia 27/05/1877, bailarina e coreógrafa americana Isadora Duncan foi pioneira da dança moderna. Para Isadora, corpo e natureza eram uma coisa só. "Para mim, a dança é não apenas uma arte que permite à alma humana expressar-se em movimento, mas também a base de toda uma concepção da vida mais flexível, mais harmoniosa, mais natural."
   
   
TEORIA DA MUSICOTERAPIA

Rolando Benenzon - Editora Summus


A musicoterapia é uma técnica que explora a relação entre emoções e música, dentro de um processo terapêutico. Neste livro, o Dr. Benenzon esclarece os fundamentos teóricos da musicoterapia, contribuindo para a orientação na formação de musicoterapeutas em nível universitário.
   
   
MÚSICA, SAÚDE E MAGIA

Ricardo Oliveira - Editora Nova Era / Record


O autor investigou através de uma abordagem transdisciplinar os estados de consciência determinados pela prática de formas musicais integradas a movimentos corporais e sua relação de integração e harmonia com o ser.
   
   
MÚSICA E SAÚDE

Even Ruud - Editora Summus


Especialistas internacionais mostram as ligações entre a musicoterapia e outros campos do conhecimento, como a neurologia, a percepção corporal e a semiótica. O leitor encontra aqui reflexões e métodos sobre as diferentes formas de trabalhar com música em terapia, trazendo a musicoterapia para o contexto de análises gerais sobre a saúde na sociedade.
   
   
TERAPIA ZEN

David Brazier - Editora Estrela Polar (Portugal)


Uma abordagem budista à psicoterapia. Esta obra fundamental é uma fonte plena de idéias curiosas e controversas De uma forma prática e acessível, este livro coloca pressupostos básicos da psicologia ocidental, desmistifica a psicologia budista e apresenta o Zen como uma terapia. Dando exemplos da sua eficácia na prática psicoterapêutica, o autor mostra como o Zen deriva da teoria budista da mente e lança uma nova luz sobre a teoria budista das relações e dos condicionamentos.
   
   
CONSCIÊNCIA PELO MOVIMENTO

Moshe Feldenkrais - Editora Summus


Agimos de acordo com nossa auto-imagem. Esta auto-imagem é condicionado por três fatores: constituição, socialização e auto-educação.

Feldenkrais abre um caminho, através de exercícios fáceis de fazer, que melhoram a postura, a visão, a percepção de si mesmo, e conseqüentemente nossa relação com o mundo.
   
   
VIDA E MOVIMENTO

Moshe Feldenkrais - Editora Summus


O autor é um estudioso do movimento humano. Seu trabalho básico é a busca da consciência de como nos movimentos, dos esforços que realizamos para cada ação. Através dessa tomada de consciência podemos redirecionar a forma de nos movimentar, de modo a fazê-lo de maneira mais eficiente e de menos cansativa. Este livro propõe uma série de exercícios para ampliar a consciência pelo movimento.
   
   
PODER DA AUTOTRANSFORMAÇÃO: A DINÂMICA DO CORPO E DA MENTE

Moshe Feldenkrais - Editora Summus


A teoria que embasa a técnica revolucionária de Feldenkrais; uma abordagem única sobre a forma de obtermos o máximo de felicidade e produtividade. O autor de Consciência pelo Movimento explora aqui o fator-chave na resistência humana à autotransformação, mostrando como o passado pode formar uma base para um futuro criativo, oferecendo insights de compulsão, resistência, motivação, formação de hábitos, maturidade, aptidão física e mental.
   
   
UM JEITO DE SER

Carl R. Rogers - Editora Epu


Rogers contrapõe-se às relações autoritárias de poder na família, na escola e na sociedade e propõe uma mudança no enfoque aos dilemas individuais e sociais, um paradigma que inclua a compreensão da pessoa e do existir a partir da confiança.
   
   
TORNAR-SE PESSOA

Carl R. Rogers - Editora Martins Fontes


Filosófico e provocante, este livro constitui um resumo da longa experiência do Dr. Carl Rogers no campo da psicoterapia. Introdução indispensável ao processo do tornar-se, destina-se não apenas a psicólogos e psiquiatras mas a todos que se interessam pelo desenvolvimento do homem e de sua personalidade.